Foi aberta oficialmente em Bento Gonçalves, nesta sexta-feira, a Fenavinho Brasil 2009! O evento contou com centenas de personalidades artísticas, políticas, econômicas e culturais. O presidente Lula mandou o secretário nacional de políticas para o Turismo, Airton Pereira Nogueira Junior. Já a governadora Yeda Crusius, que havia confirmado presença, enviou o secretário estadual de Obras, José Carlos Breda.
Um dos mais assediados antes, durante e depois da cerimônia, foi o prefeito Roberto Lunelli (PT) (na foto acima, compenetrado, quase imperseptível com a iluminação avermelhada do espetáculo cênico). Nos intervalos de um discurso e outro, mesmo cercado por secretários e assessores, ele fazia questão de conversar com todos que se aproximavam. Demonstrava bom-humor e simpatia. "Você tem uma coleção de All-Star", perguntou ao humilde blogueiro. Respondi que sim e que aceitava de presente outras versões deste famoso "guides"...
O espetáculo As Árvores das Nozes de Ouro foi apresentado no final da cerimônia de abertura e aplaudido de pé por um auditório lotado.
Os garçons e garçonetes serviam vinhos produzidos no distrito de Pinto Bandeira, água sem gás, além de um suculento risoto. Um dos primeiros integrantes da imprensa local a degustar a iguaria foi Antonio Frizzo, que não se fez de sonso ao aceitar o prato, servido em um copinho...
Chamou a atenção a elegância do ex-presidente da Fenavinho, Jovino Nolasco e do professor e comentarista esportivo Evandro Matana.
Uma das ausências mais sentidas foi a do pianista, contratado pela organização da festa e que acabou não comparecendo!!
Fato lamentável foi o cancelamento da primeira apresentação do espetáculo cênico A Ópera Popular do Vinho, por causa do “mau tempo”. “Infelizmente, tivemos que cancelar para não prejudicarmos os figurinos”, explicou a diretora administrativa do espetáculo, Maria da Graça Todeschini, a Neca, falando ao vivo para o mesmo humilde repórter, pela rádio Viva News, com o sol batendo no rosto...
Como era de se esperar, a Imperatriz Cláudia Alberici Pinto e as Princesas Aline Petroli e Bárbara Manfroi Chies estavam exalando simpatia e instigando elogios. Mas fiquei preocupado: será que todas as sessões do espetáculo As Árvores... terão em seu final a entrada apoteótica das soberanas? Haja fôlego para as meninas.
O quase ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), disse estar envaidecido em participar do evento e apesar da serenidade, não via a hora de degustar os vinhos e espumantes da Serra. Lembrando que Moreira entrega a presidência do Legislativo no dia 31, domingo, para o deputado Ivar Pavan (PT).
Também da Assembléia, veio Marisa Formollo Dalla Véchia e Adão Vilaverde, ambos também do PT. Do Parlamento Italiano, estava o deputado Fábio Porta. Ele me disse que o bom “vino” está sendo reverenciado na festa de Bento Gonçalves, mas que acima de tudo, o mérito é dos produtores, em sua maioria, ítalo-descendentes.
Aliás, produtores que não estão conseguindo sorrir, depois do banho de água fria na decisão do preço do quilo da uva, em R$ 0,46. Mas isso é assunto para vários outros posts...
1 comentários:
Nanam onde ja se viu de cara assim pedir um novo tenis para o prefeito heheheh, tu é demais Jota realmente contigo nao existe stress, hehe beijao e Parabéns pela reportagem.
Postar um comentário