Ano passado, debatíamos com bastante veemência na redação da Viva News sobre os casos de dengue no Brasil, que vez ou outra, invadem as manchetes. E, na época, perguntávamos quando noticiaríamos a invasão do mosquitinho (que de pequeno só tem o tamanho) no quintal lá de casa...
Pois agora, surge a notícia de que uma equipe da secretaria de Saúde de Farroupilha localizou uma larva do mosquito aedes aegypti, - o transmissor da dengue -, na RS-122, Km 59, próximo à Polícia Rodoviária Estadual. A amostra havia sido encontrada no dia 4 de fevereiro e hoje houve a confirmação. As informações são do repórter Fábio Carnesella.
Ele conversou com o secretário municipal da Saúde, Itaroty Fagherazzi. O secretário disse que a prioridade agora é realizar buscas num raio de 300 metros, em terrenos baldios e locais sem muita movimentação.
Desta informação, saem indagações preocupantes. Por exemplo:
Doze dias para se ter a confirmação de que a larva é mesmo do mosquito transmissor?
Partindo do pressuposto de que houve 12 dias para a movimentação dos mosquitos, será que um raio de 300 metros é suficiente?
Mesmo com toda a campanha em torno da prevenção contra a dengue, a população faz de conta que não é com ela...
Conversei agora a pouco com o secretário do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Ênio Cecagno. Ele garantiu que estão sendo feitas vistorias constantes, além de um trabalho de conscientização junto à comunidade.
"Quando há suspeita ou um local com grande concentração de possíveis criadouros do mosquito, como pneus, vasos e outros objetos que concentram água da chuva, o trabalho é intensificado", diz Cecagno.
Ele não descarta a possibilidade de se fazer um trabalho em conjunto com a prefeitura de Farroupilha e demais cidades da região.

0 comentários:
Postar um comentário