Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Gemellaggio

Conversei longamente esta tarde com a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero. Demonstrando atenção e bom humor, ela falou dos planejamentos em torno da visita de representantes dos cinco municípios italianos que fazem parte do acordo de cidades irmãs de Bento Gonçalves, conhecido como gemellaggio. De acordo com a secretária, haverá uma recepção aos visitantes no dia 10. Na programação, que segue até 17, estão previstas homenagens, encontros com empresários ligados ao turismo, além de reuniões de planejamento. No dia 13, será descerrada uma placa junto à igreja Cristo Rei, em homenagem ao gemellaggiio. “Com certeza, também teremos a oportunidade de aprendizado com os representantes dessas cidades da Itália, que muito tem a nos ensinar”, ressaltou Ivane.

Ela explica que o gemellaggio agiliza a obtenção de documentos, pedidos de cidadania, entre outros, “sempre com foco no desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico”. “Durante a visita, haverá ainda o fortalecimento de parcerias para a realização de cursos voltados para os jovens, em torno da gastronomia, do cooporativismo, meio ambiente, esporte e a preservação do patrimônio histórico”, antecipa a secretária. Ela disse ainda que o acordo precisa ter gestão permanente, por isso considera a visita fundamental para o bom andamento dos projetos “entre irmãs”.

Outro assunto da conversa foi o projeto de Revitalização da Via del Vino. A secretária Ivane Fávero diz que o “coração” da cidade precisa ter maior atenção. “Precisamos desenvolver uma atratividade para o Centro e a idéia é colocar em prática o Tour Via Del Vino. Mesmo assim, nosso Centro carece de um embelezamento e um acesso melhor de pedestres e trânsito de veículos”, informa ela. “Será que devemos continuar vendendo nossa cidade como sendo de imigração italiana, do vinho, ou será que temos que criar projetos mais alegres, mais leves, joviais”, pergunta Ivane, antecipando que acontece um encontro nesta sexta, justamente para discutir uma “identidade para o turismo de Bento Gonçalves.” “Temos que pensar no consumidor, no caso, o turista que nos visita”, disse a secretária.

Ivane Fávero também respondeu sobre o projeto de criação da "Bento em Vindima" que, segundo o presidnete da Fenavinho Brasil 2009, Tarcisio Michelon, deve começar a ser idealizado em 2010. “Essa é uma idéia que vem sendo fermentada há certo tempo e deve começar a ser discutida com mais ênfase neste mês”, concluiu ela.

0 comentários: