Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

sábado, 28 de março de 2009

Avôhai

Tem uma baita matéria na Rolling Stone deste mês sobre o José Ramalho Neto, 59 anos e 42 de carreira, que está em solo gaúcho desde ontem... Ele tem girado pelo Brasil mostrando músicas do recém-lançado Canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando, em versões que só Zé Ramalho faria!!

Na entrevista, ele conta muita coisa de sua história, como o dia em que resolveu homenagear seu avo/pai em Avôhai. "Depois da morte do pai, poeta, afogado num açude do sertão, foi criado pelo avô para ser médico", diz a matéria, assinada pelo gaúcho Cristiano Bastos, dizendo que a música surgiu depois de uma "viagem lisérgica envolvendo cogumelos, extraterrestres e mensagens telepáticas".

A revista também conta que Zé Ramalho conviveu com a cocaína durante 12 anos e que rendeu clássicos como Frevo Mulher. "Essa música foi feita numa madrugada, num quarto de hotel. De repente dá aquela chispa. Eu estava tão agoniado, a cabeça latejando de tanto pó que tinha entrado, e fui tomar um banho para relaxar. Quando saí do banho, a música saiu junto. E fiz rapidamente. Foi feita para a Amelinha gravar", contou o poeta.

Toda a entrevista tem fotos de arquivo, como esta, onde aparece o Avôhai de Ze Ramalho e um piazito que parece um de seus seis filhos.
O cara também tem uma neta, que nasceu em 1999.

Em outro trecho da entrevista, Zé conta que foi cadete do Exército Brasileiro e que esolheu o bairro do Flamengo, no Rio, para viver e criar. Lá, instalou a produtora Jerimum.

Pra fechar, nada melhor que curtirmos a clássica Avôhai, numa versão acústica sem medos. Presta atenção na letra...

1 comentários:

Cris disse...

Ele é o melhor voz como a do Ze não existe cada letra da musica tem seu fundamento e agora esse novo cd que ele lançou simplismente fantastico, heheh Beijos Jota muito show essas infomações sobre esse fenomeno da musica.