Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

sábado, 21 de março de 2009

Lingual

No ano passado, a palavra acidez foi pronunciada dezenas de vezes. Em algumas ocasiões, a palavra se referia a este humilde repórter, outras ao resultado do meu trabalho. Isso, em aguns momentos, me deixava intrigado...

Neste sábado, numa conversa com a Seguidora Mor, fui chamado de agridoce. Ai, foi a gota!!! Tivemos um princípio de discussão, prometi ficar de mal, consultar meus advogados e tudo... Ela, demonstrando uma calma e superioridade tremenda, me explicou que ser agridoce é bom, até... Explicou que quando se sente um gosto, ativamos os sentidos gustativos da língua. Nunca havia parado pra pensar nisso!

Funciona assim, segundo Desirê:

Os receptores gustativos da língua são excitados por substâncias químicas existentes em tudo onde se coloca este valoroso instrumento musculoso. Junto com os receptores olfativos, percebemos os sabores. “O olfato e o gosto é combinado no cérebro, para sentirmos o sabor”, me disse a Mor, de uma forma bem simplificada.

E mais! Ela me mostrou em sua própria língua, que a gente sente o gosto doce na ponta; o salgado nas bordas laterais frontais; o ácido nas bordas laterais centrais e o amargo, no centro, atrás. Até busquei uma imagem na rede pra exemplificar, num site sobre o assunto.
“Portanto, agridoce, além de uma música do Pato Fú, é ser ácido bem no início e docinho lá no final...”, sentenciou a Mulher.

Gostei!

Aliás, adorei...

Como adoro, amo a pessoa que me deu uma filha linda e que, volta e meia, prova porque está comigo há tanto tempo!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente quero agradecer o post. Segundo, você é a única pessoa que eu digo ser agridoce. Consegue fazer despertar em mim todos os sentidos e todos os sentimentos possíveis. Você tempera um momento, uma situação. Esse gosto em questão, é genial. Ao mesmo tempo que é mistura, consigo distinguir quem é, como é, como está. Eu amo meu agridoce!!
Se cuida!
Beijos.

Anônimo disse...

Jota Junior!

É a primeira vez que consigo fazer um comentário aqui. Tenho acompanhado seu blog há bastante tempo e notado a evolução de seu trabalho. Se te chamaram de ácido (e agora agridoce), é sinal de que você tem personalidade. Conseguistes conquistar um espaço e respeito, graças a sua acidez ou seja lá como quiserem chamar...

Obrigado por nos proporcionar conhecimento, opinião, visões, gargalhadas às vezes, tristezas em outras... Obrigado por nos mostrar um lado da realidade que por momentos, não conseguimos ver.

Quero aproveitar este espaço e sua "juventude" para sugerir que você inclua dicas de livros e até DVDs. Não só suas, mas de seus leitores que, sei, não são poucos...

Parabéns e sucesso!

Patrícia Bortoncello