Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

sábado, 4 de abril de 2009

Ladrão de Galinha

Na tarde desta sexta-feira, durante o programa Conexão Viva, que apresento nas tardes da rádio Viva News, o repórter Felipe Machado trouxe a informação de que um rapaz havia sido preso, acusado de tentar furtar uma jaqueta (feminina) em uma loja no centro de Bento Gonçalves. Ele foi agarrado por funcionários do estabelecimento, até que a Brigada Militar chegasse. Na delegacia, descobriu-se que o homem já havia sido preso por furtar uma bolsa na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na ocasião, ele foi solto horas mais tarde.

Todos nós estamos carecas de saber que nosso judiciário está abarrotado de casos, que nossas polícias estão tentando ao máximo fazer seu trabalho - mesmo sem a mínima estrutura - e que a sociedade virou um caos. O mesmo Felipe Machado (condutor da Unidade Móvel) se referia ao rapaz em questão como sendo “Ladrão de Galinha” e que o presídio deve ser ocupado por pessoas que fizeram algo muito pior, como um assassinato, por exemplo. Até posso concordar...

Porém, há de se pensar que os casos de “roubos de galinha” têm sido muito frequentes e essa constante pode fazer as pessoas perderem o senso de justiça. Se há um furto de uma camiseta do varal, um tapete estendido na janela, um brinquedo do pátio, acaba parecendo normal, banal até. Mas não é!!!

Não posso aceitar que roubem minha calça velha, minha toalha rasgada, minha dignidade. Sou um cidadão como os outros seis bilhões que perambulam neste planeta e quero que as coisas transitem de forma organizada. Se eu sou obrigado a respeitar não só a Lei, mas a ética dos homens, porque o “ladrão de galinha” não pode?

Tá, você vai dizer que o cara não teve oportunidade na vida, que os governos não o ajudaram, que a mãe dele não queria nem saber do filho... Mas que culpa eu tenho nisso??? Minha contribuição para que essa situação tenha uma solução está aqui... olhe em volta... meu trabalho, o seu trabalho, do seu vizinho, do seu familiar... isso sim ajuda a fazer esse mundo melhor!! Mas não me peça para aceitar que alguém venha pegar (sem pedir) algo que é meu!!!

Outra coisa: quanto tempo leva, quantos servidores públicos, quanta burocracia é despendida para prender alguém que será solto algumas horas depois para continuar seus furtos???

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa, muito bom o post! No ínicio a gente sempre pensa isso mesmo (quando o que é "pego" não nos pertence): "coitado, roubou pra comer"!! mas.... será mesmo que foi pra comer? será que não foi pra manter seus vícios?? os mais variados vícios... tantos que muitas vezes, nós, meros cidadãos nem temos conhecimento...
Sabe, concordo contigo Jota... não temos que somente aceitar isso calados... mas que atitudes seriam cabíveis??? abarrotá-los nas cadeias já abarrotadas???
Fica aqui o meu protesto de apoio!!.. Como podemos ficar seguros na nossa cidade, na nossa própria casa, no nosso trabalho, sendo que a qualquer momento pode chegar um "ladrão de galinha", sem nada na cabeça (ou melhor, mta coca) e nos tirar nossos pertences e muitas vezes até a vida!