Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

domingo, 28 de junho de 2009

São Pedro

Do Lê ou Vê:
A manhã deste domingo foi agradável, apesar de ter sido arrancado da cama muito, mas muito cedo. Antes das 10, eu já estava tomando uma ducha pra acordar...

Mas foi por uma boa causa: fui até Garibaldi acompanhar o ápice da programação em honra a São Pedro e aos 125 anos da Paróquia Matriz. Foi legal, o clima estava bem propício para o evento e o cheirinho... hummm... Um pobre leitão assado no rolete era uma das atrações, logo na entrada do Salão Paroquial.Às 6 da manhã houve alvorada festiva, seguida de procissão motorizada às 9, missa às 10 e almoço, que reuniu mais de 900 pessoas, oriundas de toda a região. Cerca de 70 pessoas e quatro casais festeiros foram responsáveis por dar andamento à programação, que começou na última quinta.Pelo menos dois leitões assados no rolete, entre outras delícias, foram rifados, atraindo a atenção de todos. Nadir Pasqualetto foi o responsável por assar o leitão. De acordo com ele, o processo começou às 7 e demoraria cerca de 5 horas para ficar pronto. "Faço isso porque gosto e me sinto bem em ver as pessoas felizes. São Pedro é o nosso santo e precisamos nos dedicar", contou Pasqualetto.
O padre Antoninho Pasqualotto, responsável pela Paróquia de São Pedro, acredita que o trabalho foi prazeiroso e gratificante. "Nas últimas semanas, nos dedicamos muito e se não fosse essa cominidade trabalhadora, nada disso seria possível", agradeceu o pároco.

Sobre os 125 anos da paróquia, padre Antoninho lembra que a comunidade local vem conseguindo registrar a história com afinco. Para ele, só assim um povo pode crescer e se desenvolver. "Graças a Deus e a São Pedro, estou aqui há 9 anos, trabalhando por e com todos. Temos orgulho daquilo que ajudamos a transformar", conclui o padre. De acordo com ele, são 31 comunidades pertencentes à paróquia, em três municípios da região.Um dos quatro festeiros responsáveis pela organização da festa, o empresário Ademar Grillo se disse muito satisfeito com tudo que aconteceu nos últimos dias. "Se tivéssemos que fazer tudo novamente, faríamos com muita felicidade", antecipou Grillo.Nesta segunda é feriado municipal em Garibaldi, pelo dia de seu padroeiro, São Pedro. Haverá duas missas festivas, sendo um delas a partir das 10 na Igreja Matriz e outra às 16 horas, no Cemitério Municipal. "Esta missa vai homenagear todos aqueles que fizeram nossa história permanecer viva", contou o padre Antoninho.

A Rádio Viva News 92.5 FM acompanhou desde cedo a programação em honra a São Pedro de Garibaldi e aos 125 anos da paróquia

1 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimas fotos!!
beijos