Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jayme Caetano Braun

Do Lê ou Vê:

Em 8 de julho, só que de 1999, falecia em Porto Alegre, Jayme Guilherme Caetano Braun. Nascido em Bossoroca, na Região das Missões, no dia 30 de janeiro de 1924, é considerado o maior pajador do Rio Grande do Sul e um dos maiores da América Latina. Também era poeta, escritor e radialista. Seus principais temas eram as lides campeiras, os modos gaúchos e a natureza do Estado. Também era considerado autodidata, principalmente nos assuntos da cultura sulina.do

Caetano Braun ainda foi membro e co-fundador da Academia Nativista Estância da Poesia Crioula, grupo de poetas tradicionalistas que se reuniu no final dos anos 50, na capital gaúcha.

Morreu depois de uma parada cardíaca no inverno de 1999. Seu corpo foi velado no Palácio Piratini, sede do governo do Estado e enterrado no cemitério João XXIII, na capital dos gaúchos.

No último domingo, conversei com dois conhecedores da cultura de Jayme Caetano Braun: o tradicionalista e ex-presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha, Ney Zardo e com o poeta, escritor e professor Pedro Junior da Fonoura. Este último, considerado da segunda geração daqueles que seguem o legado de Caetano Braun, é coordenador da Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves.

E hoje, aproveitei para lembrar os 10 anos da morte do "mestre do improviso".

Acompanhe:

Vale pela curiosidade da data.

0 comentários: