Está tramitando na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, projeto que pretende substituir as sacolas plásticas comuns, pelas chamadas "sacolas ecológicas". De autoria do Executivo, a iniciativa teve pedido de vistas por 30 dias pelo presidente da casa, Valdecir Rubbo (PDT). Ele quer saber quais as diferenças entre uma sacola e outra e os benefícios que o projeto pode trazer. Rubbo também quer buscar detalhes junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Essa ideia de eliminar do nosso cotidiano as "famigeradas" sacolas de plástico não é de hoje e caminha numa velocidade razoável. Poderia ser mais rápido. Pesquisas recentes mostraram que o plástico é o maior poluidor de rios e mares no mundo. Desde quarta, dia 19, a população da Cidade do México está proibida de usar e receber as sacolas do comércio local. Na China isso já acontece há determinado tempo, oficialmente. Porém, em ambos os casos, a medida não vale para quem compra as sacolas e não proíbe embalágens plásticas.
Lembrando que, em terra, as sacolas estão em segundo lugar no ranking dos maiores poluidores. E pasme: perdem apenas para as bitucas de cigarro(urgh!).
Em tempo:
Será que 30 dias não é muito tempo para o nobre vereador informar-se sobre o assunto??

0 comentários:
Postar um comentário