No meus tempos de escola, o respeito era tanto para com a instituição que estudávamos, que nós mesmos éramos uma espécie de "guardiões" do local. Participei de diversos mutirões de limpeza e conservação nos colégios pelos quais passei. Éramos convocados como voluntários para uma série de "serviços" e tínhamos um baita orgulho quando isso acontecia! Hoje, na maioria das escolas do Brasil (e vamos dizer do mundo), os estudantes não têm mais este espírito...
Nesta semana, a punição a um aluno que pichou a Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Lucena, na Vila São Tomé, em Viamão(RS), chamou a atenção em nível nacional. E provocou polêmica! Tudo porque a vice-diretora do colégio obrigou o guri a pintar as paredes que havia depredado.
Detalhe: a pichação aconteceu poucos dias depois que um mutirão da comunidade pintou e limpou o prédio, quando o aluno sequer participou. A identificação do estudante foi feita porque ele escreveu seu apelido nas paredes... Depois de eoncontrá-lo, a professora o fez arrumar o estrago e, claro, havia um "cinegrafista amador" na hora da punição, recebida com ironia pelos estudantes.
Nesta quarta-feira, a imprensa nacional deu destaque para a professora, que diz não se arrepender. E ao que parece, a comunidade local apóia a vice.
E você, o que faria no lugar dela?? E dos pais do garoto?
0 comentários:
Postar um comentário