Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Os Anos 80 Voltaram?

Quem viveu (principalmente a adolescência) nos anos 80 sabe a falta que certas coisas daquela época fazem no cotidiano. Filmes, música, moda, educação, diversão... Olhando para trás, parece que tudo era MUITO diferente de hoje. Ok, você vai dizer que minha cabeça é que mudou!
Concordo, mas analisemos friamente: como era bom ir numa loja simplesmente para perguntar se o novo LP (Long Play) da banda favorita já havia chegado. Como era bom passar no cinema preferido do bairro (sim, havia uma sala de cinema nos principais bairros da cidade) e ver um cartaz anunciando um novo e super esperado filme... Era demais esperar a mesada e comprar (com muito suor e planejamento) mais três envelopes de figurinhas da Seleção Brasileira. E para comprar o álbum e colar (com Cola Tenaz) as novas aquisições, era outro desafio! Também nos anos 80, ir até a escola para ver se havia "passado de ano" era outro evento histórico. Pior se estivesse de recuperação... O "evento" de contar aos pais que teria que ficar mais um mês na escola era tão temeroso que nada mais importava na vida...

Quase tudo nos anos 80 dá saudade. No meu caso, era demais (e muito difícil conseguir) ligar para uma emissora de rádio, pedir uma música e ouvi-la, depois de algumas horas, com seu nome citado pelo locutor preferido!

Praticamente tudo que você conhece hoje, começou a tomar forma ou tiveram seu auge, nos anos 80. Hoje, a gente baixa ou tira de um CD, a nossa trilha sonora. Naquela época (e até hoje as tenho), as fitas K7 eram um luxo... "Fazer" uma fita só com as melhores e dar de presente para quem gostávamos era um passo para a conquista.

E quando a gente corria atrás das tampinhas de Coca-Cola para trocar por brindes, como uma bolinha de borracha, uma caixa de miniaturas da mesma Coca-Cola ou copos??

E para saber as "últimas" da música, eu esperava ávidamente pela Revista Bizz. Já minha irmã adorava a Capricho. Meu pai não saia de casa sem ler a Zero Hora ou o Correio do Povo. Minha mãe, por sua vez, em certos períodos do mês, vivia às voltas de corrigir provas. Como professora, fazia questão de ler e reler aquilo que os alunos escreviam nas questões...

Já para a diversão, patins de quatro rodas, jogos de carta e da Estrela e futebol, muito futebol! Se jogava futebol sem pudores, sem salto alto, sem camisa e, muitas vezes, sem tênis ou chuteira... Pela simples diversão e amizade. Aliás, nos anos 80, amizade era artigo de luxo. Ter uma "turma" era ter tudo... Vivíamos a turma, falávamos e consumíamos a moda que a turma ditava! Mesmo na Capital (vivi boa parte da adolescência em Porto Alegre).

Enfim, há muitas e boas lembranças dos anos 80, e com certeza, você deve ter outras. Boas ou ruins. Mas escrevo tudo isso, porque hoje fiquei sabendo que está prestes a ser lançado o remake de Karate Kid, de 1984. Um típico filme oitentista e que, até hoje, faz parte da minha memória... Não porque era bom ou ruim, mas por tudo o que ele faz lembrar... Onde você estava e o que você fazia nessa época?

Para quem não conhece, vale a pena assistir o primeiro Karate Kid, antes de assistir à refilmagem... Ele celebrizou Ralph Machio e Pat Morita e acredito, até hoje eles não conseguiram sair desse "estigma". Lembrando que Morita faleceu em 2005!

Por incrível que possa parecer, Karate Kid (o original), mostra quase tudo que lembro dos anos 80. O filme conta a história de um adolescente que é obrigado a mudar de cidade com a mãe e se vê em apuros quando tem que enfrentar uma turma de "karatogas" que o pegam para Cristo (heheheh... expressão típica dos anos 80). Para tentar acabar com a festa dos caras, Daniel San (Machio) começa a aprender a arte marcial com o mestre Miyagi (Morita), com um método nada convencional. No meio do caminho, o rapaz conhece uma garota, apanha bastante da gangue e enfrenta a falta de compreensão da mãe... Para completar, uma trilha sonora que gruda que nem Chiclete e um elenco de peso.

Encontrei um "clipizinho" de Karate Kid no You Tube.  

Enjoy:


Talvez a vantagem do novo Karate Kid seja a tecnologia que não tínhamos nos anos 80. Aqui, o trailer do filme que tem Jackie Chan como o mestre e Jaden Smith (filho de Will Smith) no papel do adolescente que precisa aprender karete a todo o custo, como uma questão de vida ou morte:

Será que os anos 80 voltaram??

2 comentários:

Unknown disse...

bacana Jota...a parte d pedir musica p locutor preferido me fez rir hehehehe
vc esqeceu d falar um pouqinho "das" adolecentes tmbm,hehehe e dos famosos papéis d carta...eu vivi isso...
bj saudades

Thayse Nunes disse...

Jota... ovo ovo ovo to aki de novo *_*
Dah uma olhadinha no meu novo Blog... =D
http://thayseradiohub4ever.blogspot.com/
Eh da Rádio em que sou locutora :D
Mais o blog pessoal thaysenunes.blogspot.com continua em cima! Beijão