Não é de hoje que acompanho bem de perto o que acontece na publicidade brasileira! É um assunto fascinante, pelo menos pra mim... E vem chamando atenção a preocupação das empresas em se aproximarem da realidade, do cotidiano de clientes e colaboradores. É óbvio que essa "pseudo" aproximação vende! Mas nos últimos anos, poucas eram as empresas que sabiam usar essa estratégia.
Ao que tudo indica, o assunto vem sendo tratado com frequência em "brainstorms"(tempestade de ideias, diria um ex-professor) ou em reuniões de pauta nas pequenas, médias e grandes agências. Os grandes gurus da comunicação sempre disseram que a "melhor propaganda" seria a (boa) atitude da empresa e de seus produtos ou serviços. Mas até então, pouquíssimos conglomerados souberam usar isso para benefício próprio. E, justiça seja feita, as que mais sabem (e querem mostrar) são as operadoras de celular.
É o caso da Vivo, que colocou no ar, outro comercial "que aproxima" e trata de temas considerados "tabus" na sociedade, mas que são fundamentais na vida das pessoas. O primeiro retrata, talvez, o pior momento na vida familiar: a separação do casal. Porém, ao invés de pesar, a peça "facilita" e faz as coisas parecerem comuns. O caso realmente é comum e acontece todos os dias nos lares do mundo todo. Mas o filme ficou singelo e atinge os objetivos.
No segundo comercial, que foi ao ar durante o final de semana, leva em conta um tema que é cada vez mais discutido: a ecologia! É outra peça suave "por natureza", mas que toca numa ferida cada vez mais aberta deste mundo em que vivemos.
A Africa, agência que atende a operadora desde 2007, vem tratando de assuntos que nos afetam a cada dia. Como é o caso dos dois outros comerciais aqui do post e que foram ao ar no ano passado.
Enjoy:
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