Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Interlúdio de 50 Anos

Há 50 anos, neste 23 de abril, nascia o goiano Leonardo Jaime, conhecido por nós, meros mortais, simplesmente como Leo... Leo Jaime! Você deve tê-lo visto no programa Amor e Sexo, recentemente na Globo. Tocando e cantando, claro!!

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SITE OFICIAL LEO JAIME
Essa é do Interlúdio, de 2008

Mas olhe, vou lhe contar um segredo: O ano era 1989! Confesso que batia de pé-junto e até brigava, toda vez que alguém tentava me convencer que Índios era de Renato Russo. - Imagine, é do Leo Jaime! Só fui admitir essa barbaridade - que Índios -, era de Renato Russo, vocalista e letrista da Legião Urbana, muito tempo depois. Adorava aquela música na voz do Leo Jaime. A ouvia numa "avenida de desilusões" pós-adolescente interminável... Se tivesse celular à época, com certeza ela seria meu toque predileto. Se a Apple tivesse pensado em lançar o iPod quando Índios, de Leo Jaime tocava nas rádios, o meu estaria repleto dela...

Pena que não encontrei a música digitalizada pra te mostrar e ver que ela é a "cara" do Leo Jaime. (Minha fita cassete continua firme e forte, tocando Índios.)

Mas este Leonardo vai muito além daquela interpretação marcante, original e competente de Índios. Fui saber tempos depois...

Leo Jaime - Sônia (versão censurada)


Já é lenda nas esquinas musicais do Brasil, que Leo Jaime poderia ter sido o "líder" do Barão Vermelho. Preferiu seguir solo, sozinho e formigueiro. Indicou um tal de Agenor, que mais tarde seria conhecido como um dos maiores poetas do País, assinando como Cazuza.

Leo Jaime - Preciso Dizer Que Te Amo(Cazuza)


Também reza a lenda que Leo, o Jaime, inventou o João Penca e os Miquinhos Amestrados, porque o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens já estava lá... Mas este Leo é - não há lenda que me convença do contrário -, inventor dos anos 80. Tá, inventar é uma palavra tão forte e pesada, que é melhor substituí-la por criar... Criou muito daquilo que conhecemos como música-oitentista-brasileira. Uma fórmula... de amor, quem sabe!? Sônia sabe!

Quer mais retrô que o próprio, cantando durante o
programa Viva a Noite, com Gugu Liberato, no SBT?

Aprendi com ele a escrever palavras onde usávamos o "F", com "PH". Era quase uma moda nos Anos 80. Mas só depois que Leo resolveu usar o "PH" em tempos de afronta e que, a maioria, não ousaria... E aquela confusão com as sete garotas, ahh, que confusão!! Também lembro como se fosse hoje, um tal de Zezinho se esgueirando pela tela de 14 polegadas dos idos 1988... Um bebê estava a bordo!

Leo Jaime - Nada Mudou


Leo Jaime, veja só, escreveu até pra Capricho! Uma revista que a gente lia, pra saber o que as gurias pensavam...

Seu último trabalho musical (oficial, gravado e comercializado), é um Interlúdio que toca nas caixinhas aqui ao lado, sem parar, enquanto escrevo e busco inspiração que o valha... Hoje, Leo Jaime atua, interpreta, escreve e, mesmo que você insista nas lembranças, ele continua criando!

Leo Rock Jaime Estrela plantou lá e colhe aqui. Todos que lá viveram, agradecem aqui!

* Mais sobre Leo Jaime, no site dele!

1 comentários:

Chris Gar disse...

Como vc consegue incorporar esse player? Bem legal!!!