Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Agressão Contra a Imprensa

Sempre me causa indignação quando fico sabendo de agressões contra a imprensa. Muito antes de querer ser jornalista. Claro que agressão, sempre é agressão! Mas contra repórteres e cinegrafistas, isso me deixa p...! Ano passado, o debochado Danilo Gentili, do CQC (Band) foi derrubado por seguranças, quando tentava conversar com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Falei sobre o assunto aqui no Blog do Jota, você deve estar lembrado...

Na segunda, o mesmo CQC, foi impedido pela justiça, de divulgar uma reportagem em que aparecia uma diretora de escola pública, levando uma televisão que havia sido doada para a instituição, direto para casa. Isso que não há censura no Brasil.

E agora, mais uma agressão de “pessoa pública” contra jornalistas aconteceu. Desta vez em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa. Nesta terça, o deputado Dionísio Marcon (PT), não gostou da matéria “investigativa” do repórter Giovani Grizotti, da RBS. O cara queria saber porque o deputado bate ponto, mas não comparece ao trabalho. Seguranças do parlamento gaúcho teriam participado da agressão. Grizotti seguia uma informação repassada pelo Ministério Público e diz ter imagens de Marcon “gazeteando”. O repórter promete mostrar tudo no Teledomingo.

Independente da forma como o jornalista buscou as informações... Se ele é ou não “picareta” (como acusou Marcon em plenário), uma agressão à imprensa é uma agressão ao povo. Não fossem os jornalistas, a população nunca saberia de nada e viveria numa eterna novela. Não há como aceitar os argumentos do agressor, de que a RBS só quer ganhar um verba da Assembléia, pressionando. Não há como conceber que nossos políticos queiram pleitear “direitos”, se não sabem seus deveres. É simplesmente lamentável que isso aconteça numa pseudo-democracia!

Encontrei a notícia, aos 22 segundos do terceiro bloco do RBS Notícias:


Aqui, o deputado Marcon, chamando de picareta o repórter:


Outros casos desse tipo por ai...


















0 comentários: