Falando sobre tudo e todos, mas sempre com um pouco de informação!

terça-feira, 23 de março de 2010

Ele Se Foi

Não, não fui demitido (pelo menos por enquanto), muito menos assassinado, como cogitaram algumas pessoas nesses últimos dias...

Uma dor abdominal que vinha me incomodado há pelo menos cinco dias (mas que eu lembre me incomodou a vida toda), me levou ao pronto atendimento da Unimed na última sexta-feira, dia 19 de março de 2010. Claro, depois do meu horário cumprido na RSCOM. No consultório médico, após um breve bate-papo, descobri que poderiam ser três motivos da dor infernal: uma pedra (cálculo) na bexiga, uma pedra na vesícula e/ou uma apendicite.

Saí de lá com nenhuma certeza e vários exames para fazer, entre eles de sangue, fezes e urina. Porém, foi o raio-x, a ecografia e os exames de toque que apontaram para o que eu inconscientemente, já sabia...

Bingo no ponto mais inútil do corpo!

Agora eu pergunto: pra que serve afinal o apêndice?

Segundo definição da Wikipédia: “Acredita-se que não há nenhuma função para o apêndice cecal no homem. Porém, em 2007, um estudo revelou que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo. Ele pode funcionar como uma fábrica delas, cultivando os germes ‘bons’.” Ainda, segundo os médicos, se a apendicite não for tratada e estourar dentro do corpo humano, pode levar à morte por "infecção generalizada".

A cirurgia para a retirada do MEU apêndice foi comandada pelo Dr. Fausto Finger, em Caxias do Sul, no Hospital Pompéia, às 23 horas da mesma sexta. Durou cerca de 60 minutos.

Mesmo assim, a dúvida que fica é, que função tem o apêndice? É a mesma do cizo, que quando surge, a gente logo vai e tira (com a desculpa que já temos juízo)? Ou é a mesma da unha encravada, que mostra que somos mais sensíveis do que pensamos e muito menos preparados do que queremos?

Enfim, por enquanto estou vivo e aproveitando a casa da mamãe em Caxias, pra me reciclar e energizar. De sexta até hoje, minha cabeça fervilhou e meu bloquinho de ideias já está cheio (aguarde!!!).

O doutor Finger diz que estarei de volta à ativa na semana que vem. Até lá, vamos nos comunicando pelo Blog do Jota e pelo Twitter.

Nota1: a coisa foi tão chata que ainda hoje (23 de março) não consigo sentar para escrever (não tem nada a ver com o que você pensou) e estou utilizando da ágil digitação da minha Maninha.

Nota2: alguns parceiros relataram que não estão conseguindo postar comentários. Acredito ser um problema técnico do layout do blog e prometo resolver assim que der. Enquanto isso, deixe a sua "receita de bolo" logo ali ao lado na caixa Mensageie.

0 comentários: