Uma dor abdominal que vinha me incomodado há pelo menos cinco dias (mas que eu lembre me incomodou a vida toda), me levou ao pronto atendimento da Unimed na última sexta-feira, dia 19 de março de 2010. Claro, depois do meu horário cumprido na RSCOM. No consultório médico, após um breve bate-papo, descobri que poderiam ser três motivos da dor infernal: uma pedra (cálculo) na bexiga, uma pedra na vesícula e/ou uma apendicite.
Saí de lá com nenhuma certeza e vários exames para fazer, entre eles de sangue, fezes e urina. Porém, foi o raio-x, a ecografia e os exames de toque que apontaram para o que eu inconscientemente, já sabia...
Bingo no ponto mais inútil do corpo!
Agora eu pergunto: pra que serve afinal o apêndice?
Segundo definição da Wikipédia: “Acredita-se que não há nenhuma função para o apêndice cecal no homem. Porém, em 2007, um estudo revelou que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo. Ele pode funcionar como uma fábrica delas, cultivando os germes ‘bons’.” Ainda, segundo os médicos, se a apendicite não for tratada e estourar dentro do corpo humano, pode levar à morte por "infecção generalizada".
A cirurgia para a retirada do MEU apêndice foi comandada pelo Dr. Fausto Finger, em Caxias do Sul, no Hospital Pompéia, às 23 horas da mesma sexta. Durou cerca de 60 minutos.
A cirurgia para a retirada do MEU apêndice foi comandada pelo Dr. Fausto Finger, em Caxias do Sul, no Hospital Pompéia, às 23 horas da mesma sexta. Durou cerca de 60 minutos.
Mesmo assim, a dúvida que fica é, que função tem o apêndice? É a mesma do cizo, que quando surge, a gente logo vai e tira (com a desculpa que já temos juízo)? Ou é a mesma da unha encravada, que mostra que somos mais sensíveis do que pensamos e muito menos preparados do que queremos?
Enfim, por enquanto estou vivo e aproveitando a casa da mamãe em Caxias, pra me reciclar e energizar. De sexta até hoje, minha cabeça fervilhou e meu bloquinho de ideias já está cheio (aguarde!!!).
O doutor Finger diz que estarei de volta à ativa na semana que vem. Até lá, vamos nos comunicando pelo Blog do Jota e pelo Twitter.
Nota1: a coisa foi tão chata que ainda hoje (23 de março) não consigo sentar para escrever (não tem nada a ver com o que você pensou) e estou utilizando da ágil digitação da minha Maninha.
Nota2: alguns parceiros relataram que não estão conseguindo postar comentários. Acredito ser um problema técnico do layout do blog e prometo resolver assim que der. Enquanto isso, deixe a sua "receita de bolo" logo ali ao lado na caixa Mensageie.
0 comentários:
Postar um comentário